Categorias
Sobre a IRO

Como é a Igreja Reformada Ortodoxa?

Foto de Dan Whitfield no Pexels

Visitar uma nova igreja é sempre uma experiência interessante. No Brasil, por causa da existência de muitas denominações, um cristão evangélico nunca sabe o que esperar quando visita uma nova comunidade.

Esse texto serve para explicar para você as principais características da nossa igreja, a Igreja Reformada Ortodoxa (IRO). Então siga com a gente para entender como as coisas funcionam por aqui!

O CULTO

A maior surpresa que um cristão tem quando participa do nosso culto é a organização e a reverência com que tudo é feito.

Os pastores da IRO entendem que o culto, por ser a reunião dos crentes diante de Deus, deve ser feito com a máxima ordem e decência (1Coríntios 14:40), sem barulho desnecessário e com o foco total na pessoa do Senhor Jesus Cristo.

Dessa forma, em nossos louvores, os instrumentos musicais utilizados sempre são colocados em volume baixo, e a voz da congregação unida aparece com maior evidência.

Na pregação, o pastor anuncia a Palavra de Deus de forma ordeira, sem gritarias e evitando gracejos. Afinal, a função de pregar o Evangelho é algo que exige seriedade (Tito 2:7).

Levamos isso tão a sério que a característica que mais diferencia nossa igreja de outras igrejas evangélicas (e até mesmo de outras igrejas reformadas) é o culto que prestamos a Deus.

Além disso, seguindo o costume dos primeiros cristãos e também da Igreja antiga, celebramos a Ceia do Senhor, que é também o memorial de Sua morte e Ressurreição, todos os domingos!

Sendo assim, o cristão que está em nossa comunidade pode ter a tranquilidade de saber que está adorando a Deus de acordo com a Palavra e também de acordo com as práticas tanto da Igreja dos primeiros séculos quanto das Igrejas Reformadas dos Século XVI e XVII.

A AMIZADE

Uma outra característica marcante da IRO é a amizade entre seus membros.

Por ser uma igreja menor, temos a oportunidade única de conhecer todos os nossos irmãos. 

Dessa forma, as relações interpessoais são marcadas com bastante amor fraternal e amizade, sendo uma prática comum da nossa comunidade ficar conversando bastante tempo após nossos cultos.

Isso também evita um formalismo exagerado. No fim do culto, tanto o pastor quanto o “cristão comum” conversam de igual para igual, tratando-se pelo nome ou pelo apelido.

É claro que no culto a formalidade acaba tornando-se necessária. Nesse momento, o Zé acaba voltando a ser o “Pastor José Carlos”. Mas depois da benção final, tudo volta ao normal: os sorrisos, os apelidos e as amizades. 

Consideramos isso muito importante, afinal, o amor entre o povo de Deus é a maior prova do amor de Deus por nós!

O ENSINO

Entendemos que todo cristão é chamado a conhecer mais sobre Deus e sobre Seu Filho Jesus, Nosso Salvador.

Por isso, nossas pregações buscam sempre refletir com pureza a Palavra, e normalmente adotamos o esquema de pregações expositivas.

Dessa forma, podemos ter a certeza de que estamos aprendendo o máximo possível sobre a Bíblia, enquanto crescemos em nossa caminhada cristã!

CONCLUSÃO

Depois de entender melhor a Igreja Reformada Ortodoxa, é bem provável que você queira conhecer tudo de perto.

Afinal, a vida cristã é mais alegre e abençoada quando vivida em uma comunidade bíblica e fervorosa.

Nosso endereço é na Av. Sete de Setembro, 1140, em Juiz de Fora, MG.

Nas terças, temos aula de teologia às 19:30h. Já nas sextas, temos, às 19:30h também, uma pregação. 

No Domingo, por ser o Dia do Senhor, temos nosso culto público. Ele pode ocorrer pela manhã, às 9:00h, ou pela noite, às 19:00h!

Faça-nos uma visita! Ficaremos felizes com a sua presença!

PS: caso você não seja de Juiz de Fora, mas conheça algum cristão aqui que seria abençoado se encontrasse a nossa igreja, lembre-se de compartilhar esse texto com ele!

PS 2: Para confirmar se nosso culto será de manhã ou de noite no domingo, basta mandar uma mensagem para o telefone de contato do Pastor Davi Peixoto, que é: +55 (32) 8464-6849 !