Categorias
Resenha

Crise, oportunidade e o futuro cristão, de James B. Jordan

Crise, oportunidade e o futuro cristão eBook : B. Jordan, James, Araújo  Neto, Felipe Sabino de: Amazon.com.br: Livros

Existem livros que nos levam a pensar mais que outros, desafiando-nos a sair da nossa zona de conforto intelectual e espiritual. É o caso do livro Crise, oportunidade e o futuro cristão (Editora Monergismo, 85 páginas), do teólogo norte-americano James B. Jordan, publicado pela editora Monergismo.

Numa época em que a igreja é refém de um pessimismo talvez inédito em sua história e é vista por grande parte dos crentes como uma instância de refúgio tão somente, este livreto de James B. Jordan lança um facho de luz e nos desafia a encarar a igreja de Deus como o lugar de onde deve fluir a verdadeira esperança de redenção do homem. Ora, a igreja vive e morre ao longo da história. Mas, acima de tudo, ela ressuscita, como seu Senhor. Este fluxo de nascimento, morte e ressurreição segue, como sombra, o modelo primaz, que é o Noivo. E, tal o qual o Noivo, ela vence a morte. E em cada época da história, a igreja está viva, ou parece prestes a morrer – como se dá em nossos dias, dias de morte e de ocaso para a igreja (ou pelo menos assim assoma aos olhos de muitos crentes).

Assim, Jordan está, de fato, ciente (como se vê num apêndice dessa sua obra) das situações críticas que a igreja, e em especial a tradição reformada, enfrenta em nossos dias. O autor novamente nos desafia ao tratar sobre o que chama de um estreitamento da mente calvinista, numa época mais recente. Curiosa e ironicamente, enquanto muitas vezes celebramos o crescimento do calvinismo entre os crentes, James B. Jordan, por sua vez, nos adverte sobre a perda de substância espiritual e intelectual do calvinismo contemporâneo (fato muitas vezes incontornável, infelizmente!).

De modo bastante objetivo, porém, o autor recupera a noção bíblica de catolicidade da igreja e, sobretudo, nos lembra que o curso vitorioso da igreja não depende, em última análise, da ação do homem, mas do plano de Deus em preparar, como dizíamos, uma Noiva imaculada e vitoriosa para o Noivo, cumprindo assim o propósito para o qual tudo foi criado! Segundo Jordan, vivemos a época mais desafiadora e prenhe de possibilidades para a igreja desde o século I – uma conclusão, no mínimo, desconcertante para uma época de crentes tão lamentavelmente pessimistas e com tendências escapistas. 


Link para adquirir na Amazon: https://amzn.to/31Xn4Ji

Texto apareceu originalmente no site da Editora Cristã Monergismo, em sua lista dos melhores livros de 2021.