Categorias
Sem categoria

Resenha de “Exclusão e abraço”, de Miroslav Volf

A indicação de Exclusion and Embrace —  obra publicada em português, neste ano de 2021, com o título de Exclusão e abraço (Mundo Cristão, 448 páginas) — se dá em razão de um momento infelizmente não tão singular porém significativo de nossa história humana e, em especial, brasileira.

Miroslav Volf, autor de origem croata, partindo de sua experiência limite e ontologicamente significativa (embora também lastimável) ao longo da guerra que assolou a ex-Iugoslávia durante os anos de 1991 a 1995, traça reflexões como ponto de partida para uma análise mais cristã da história humana, das relações socioculturais, econômicas e políticas. 

O autor expõe o medo, a dor e as questões que surgiram com a vivência numa guerra embebida de massacres étnicos, dissensões religiosas, políticas e culturais; chagas que beiram a permanência, tal como marca indelével de brasas, na memória coletiva. Trata-se de um livro sincero, de questões importantes que desafiam a Cristandade de há muito. É um livro que suscita boas perguntas e cujas respostas não são jamais simplórias; aliás, talvez nem mesmo seja possível encontrá-las todas, a contento, em seu texto (o que de forma nenhuma é demérito, no presente caso). 

Nesse sentido, a base argumentativa do autor gira em torno da necessidade de construir-se uma percepção cristã que direcione relações sociais saudáveis de convívio e aprendizado mútuo em contextos nos quais a pluralidade e a diversidade são realidades inegáveis. A proposta de Volf, face à relação com o “outro” e com as demandas que surgem a partir de tal convivência, não é abandonar pressupostos básicos da fé cristã; pelo contrário, é questionar e reexaminar práticas que podem ter sido alijadas de tais pressupostos ao longo dos anos. É, portanto, estímulo à reflexão e produção de uma teologia do acolhimento e da hospitalidade. 

Link para adquirir na Amazon: https://amzn.to/3s5LZWa

Texto apareceu originalmente no site da Editora Cristã Monergismo, em sua lista dos melhores livros de 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *